"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."
Resultados para "" (189)

Para todos vs. Para Alguns

LIVRE ARBÍTRIO

"Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna."JOAO 3:16 O livre arbítrio é o poder das pessoas para tomar suas próprias decisões, por reflexão e escolha. O princípio do livre arbítrio tem implicações religiosas, éticas, psicológicas, legais e…

Tercer Ángel

sábado 04/01/2020
A ilustração sobre o dilema de Homer Simpson, criada por Matt Groening, nos ajuda a entender o que é o livre arbítrio.

Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

JOAO 3:16

O livre arbítrio é o poder das pessoas para tomar suas próprias decisões, por reflexão e escolha.

O princípio do livre arbítrio tem implicações religiosas, éticas, psicológicas, legais e científicas.

A existência do livre-arbítrio tem sido um tema central na história da religião, filosofia e ciência.

O livre arbítrio é diferente do conceito hoje entendido como libertinagem, que é uma atitude de abuso da liberdade, dado que o sujeito não assume as consequências de suas próprias ações.

E é o oposto do determinismo, o ponto de vista segundo o qual nenhum dos atos de nossa vontade é livre, mas necessariamente preestabelecido, ou causalmente determinado pela cadeia inquebrável causa-conseqüência.

Do ponto de vista teológico, é uma questão muito complexa: se Deus é onisciente e onipotente e sabe o que acontecerá com antecedência, qual é a livre escolha dos seres humanos?

Assim, o livre arbítrio está em conflito com a predestinação.

Na verdade, o livre arbítrio está presente desde o começo do conflito entre o Bem e o Mal. Deus concedeu a liberdade de decidir obedecê-lo ou desobedecê-lo.

Isso é evidente em Gênesis 2:16 e 17.

Aqueles que propõem “livre arbítrio” defendem que o conhecimento de um evento por vir é completamente diferente de causar o evento.

Portanto, Deus informou e advertiu sobre a árvore proibida, mas não tirou o poder de decidir. Por serem seres moralmente livres, Adão e Eva podiam acreditar em sua palavra e obedecer a seus mandamentos, ou não, e assumir as conseqüências. Nada mudou.

O chamado Plano de Redenção, que é o tema central da Bíblia e a única explicação da vida, morte, ressurreição e promessa do retorno de Jesus, foi a provisão feita para resolver o problema do pecado no universo, se considerarmos que no Livro de Jó, está registrado que o problema transcende os humanos.

Se não houvesse livre arbítrio, qual é o escopo de Gênesis 1:26 e 27?

No entanto, tanto Juan Calvino quanto Martin Luthero limitaram o livre arbítrio. Em seu debate epistolar com Erasmo de Roterdã, é evidente que Lutero acredita que o livre arbítrio seria uma limitação da graça de Deus. Eles são temas diferentes e complementares, mas vamos ao caráter desse conteúdo digital.

Jacobus Arminius desafiou os calvinistas e luteranos.

E antes dele, Menno Simons, um líder religioso anabatista dos menonitas, também havia escrito contra a doutrina da predestinação, argumentando que Deus deixou a vida e a morte para nossa decisão.

Ele invocou textos como:

A esse respeito, os dois versos de Josué 24:14 e 15 são notáveis.

A existência de pactos, selados e renovados, entre Deus e os homens, é uma evidente demonstração de livre arbítrio.

juan calvino
Juan Calvino, autor de Instituições da Religião Cristã.

O grande debate

Existem duas correntes teológicas relativas à interpretação da salvação do homem: uma é a de João Calvino e a outra é a de James Arminius.

É perigoso que a violação persista. No tempo de Jesus, havia também duas escolas de interpretação do Antigo Testamento: a de Hillel e a de Shamay, e suas diferenças eram muito prejudiciais para os judeus.

O calvinismo e o arminianismo são duas tentativas de explicar como a soberania de Deus funciona em relação ao livre arbítrio / responsabilidade da humanidade na salvação individual.

A diferença entre o calvinismo e o arminianismo depende da responsabilidade que cada ser humano tem em relação à sua própria salvação, em oposição à suprema soberania de Deus.

Os arminianos acreditam que a queda afetou negativamente todos os descendentes de Adão e Eva. No entanto, os seres humanos ainda têm livre arbítrio, que eles podem exercer para se arrepender e crer no Evangelho.

O destino eterno do pecador depende de como ele usa sua vontade. Você pode escolher o bem ou o mal. Mas se uma pessoa decide colocar sua fé em Deus, ele será regenerado pelo Espírito Santo.

Primeira fé, depois regeneração. A fé, então, é um ato da vontade do homem.

Os calvinistas dizem que a queda afetou os seres humanos de tal maneira que não é possível eles acreditarem no Evangelho. Sua vontade espiritual é surda, cega e morta. Eles não têm livre arbítrio porque sua vontade é escravizada pelo poder do pecado. O homem só é livre para pecar.

Portanto, para que ele seja salvo, o Espírito de Deus deve regenerá-lo.

Então, primeiro regeneração, depois fé e arrependimento. Mas a regeneração não é para todos.

Um caso prático: João 6:44 e 65

O calvinismo sustenta que esses versículos ensinam depravação total, eleição incondicional e também implica expiação limitada e dupla predestinação:

  • Ninguém pode vir até mim a menos que (…)”, uma vez que são totalmente depravados.
  • “(…) a menos que o Pai me dê“, isto é, a eleição incondicional porque a causa é o pai, não o indivíduo.

O arminiano concorda que essas passagens ensinam a depravação total.

No entanto, ele afirma que o Pai atrai homens para Cristo:

Da mesma forma, ele afirma que, ao considerar João 6, não se pode ignorar

**Jesus disse a eles:
O único trabalho que Deus quer que eles façam é acreditar em quem ele enviou.
** “Jesus lhes respondeu:
Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca mais terá fome; aquele que acredita em mim nunca terá sede “.
** “Porque a vontade do meu Pai é que todos os que vêem o seu Filho e nele crerem tenham a vida eterna, e eu os ressuscitarei no último dia.”
** “Eu lhe digo a verdade, todo mundo que acredita, tem a vida eterna.”

Atribuir a salvação exclusivamente ao Pai, independentemente da resposta da pessoa, vai contra a vontade declarada do Pai.

tumba de calvino
Em teoria, a imagem é do túmulo de João Calvino no cemitério dos reis de Genebra. Mas é tradição, de fato, a localização de seus restos mortais é desconhecida.

Juan Calvino

Popularmente chamado ‘Calvinismo‘ representa o que é reconhecido em teologia como ‘tradição reformada‘, desenvolvido por Martin Bucer, Heinrich Bullinger, Pietro Martire Vermigli, Zwingli, Theodore Beza e João Calvino (no seu nascimento, em Noyon, França, batizado como Jehan Cauvin).

Calvino nasceu em um lar católico, mas estudando Direito, para satisfazer um desejo paterno, estava relacionado ao protestantismo.Naquela época, o pastor de origem francêsa Guillaume Farel havia conseguido introduzir a reforma em Genebra (Confederação Helvética ou Suíça).

Em nome da teocracia, Farel exigiu que todos aceitassem viver na cidade “segundo o Evangelho e a palavra de Deus“, ligando a religião e o governo do Cantón.

Quando Farel soube que Calvino, 26 anos, embora já reconhecido na Europa como ensaísta, estava em trânsito em Genebra, convenceu-o a trabalhar com ele.

Calvino se estabeleceu em Genebra como leitor da Sagrada Escritura na igreja de São Pedro.

Um dos conceitos fundamentais do Calvinismo ensina que todas as pessoas são totalmente dependente da misericórdia de Deus, a quem seria justo condernar a todos por seus pecados, mas foi escolhido para ser misericordioso para alguns para dar glória ao seu próprio nome. Isto significa que uma pessoa é salva enquanto outra é condenada, não por causa da vontade, fé ou qualquer outra virtude na pessoa, mas pela eleição soberana de Deus.

Calvino acreditava na dupla predestinação: desde o começo da Criação, Deus pré-determinou quem ele salvaria e quem ele condenaria.No século XVI, o calvinismo espalhou-se pela Holanda (Holanda) e França, Inglaterra, Hungria, Lituânia e Polônia.Aquele que questionou esses conceitos com maior firmeza e clareza foi o teólogo protestante holandês Jacobo Arminio ou Jacobus Arminius.

Johan van Oldenbarnevelt
Busto de Johan van Oldenbarnevelt.

A confissão Belga

Três documentos protestantes cristãos são usados ​​juntos como base de fé para muitas igrejas, especialmente as Igrejas Reformadas:

  • a Confissão Belga ou Valônia,
  • o Catecismo de Heidelberg e
  • os Cânones de Dort.

A Confissão Belga foi escrita no sul das terras baixas, agora Bélgica.

Seu principal autor foi, em 1561, o pregador itinerante Guido de Bräs, mártir em 1567.

Nas terras baixas dominadas pelo monarca católico Felipe II da Espanha, os crentes reformados foram duramente perseguidos, tratando-os como revolucionários contra a Coroa.

A Confissão Belga tentou dar um testemunho ao monarca espanhol de que os crentes reformados não eram rebeldes, mas que eram cidadãos respeitosos da lei que professavam doutrinas que respondiam aos ensinamentos da Bíblia.

Em 1562, uma cópia da Confissão Belga foi enviada ao rei espanhol, acompanhada de uma petição para o alívio da perseguição. Os peticionários declararam que estavam dispostos a obedecer ao governo em todos os assuntos relacionados ao Estado.

A confissão e a petição não tiveram efeito sobre as autoridades espanholas, totalmente controladas pela Igreja Católica Apostólica Romana.

No entanto, tornou-se uma expressão da fé de um povo disposto a suportar o sofrimento pelo amor de Jesus.

O problema é que Bräs usou como ponto de vista uma confissão de fé das Igrejas Reformadas na França, escrita por João Calvino, dois anos antes.

Em 1566, o texto da Confissão Belga foi revisado em um sínodo realizado em Amberes.

Nos Países Baixos ou na Holanda, foi bem recebido pelas igrejas e adotado pelos sínodos nacionais durante as últimas três décadas do século XVI.

É fundamental ressaltar que, naqueles tempos, o debate teológico se misturava intensamente com disputas sobre o poder territorial.

O texto da Confissão Belga, traduzido do francês para o neerlandês em 1562, obteve a aprovação sinodal em Amberes em 1566, em Wesel em 1568, em Emden em 1571 e em Dordrecht em 1618.

Anteriormente, em 1608, a convite de Johan van Oldenbarnevelt, líder republicano chave na tentativa de organizar o Estado dos Países Baixos e simpatizantes arminianos, 41 pregadores e 2 membros da Universidade de Leiden (ou Leyden) eles se reuniram para expressar por escrito sua opinião sobre as doutrinas em disputa.

Mas em 1609, Arminio morreu. As deliberações continuaram. Em 1610 os seguidores de Armínio escreveu um artigo intitulado “Remonstrancia” (literalmente significa “uma expressão de protesto”, uma queixa contra a doutrina calvinista da predestinação à qual aderiu a Confissão belga, que foi imposta como o núcleo da fé) .

O resumo foi apresentado por Johannes Wtenbogaert ou Uytenbogaert em 14 de janeiro de 1610 em Haia durante os Estados Gerais da Holanda e da Frísia.

arminio
Jacobo Arminio.

Jacobo Arminio

Jacobo Arminio ou Jacobus Arminius nasceu em Oudewater (Utrecht, Holanda). Seu pai morreu quando criança, e ele foi adotado pelo clérigo Theodorus Emilius. Sua mãe morreu de uma insurreição contra a administração espanhola, e Armínio foi enviado para estudar teologia na Universidade de Leiden.

Entre seus professores estava Johann Kolmann, que acreditava que o calvinismo apresenta Deus como um tirano e um carrasco.

No entanto, Arminius conhecia o Calvinismo por si mesmo, estudando com Theodore de Beza em Genebra em 1582.

Armínio foi ordenado pastor em 1588, teve um grande ministério em Amsterdã, ele se casou com Lijsbet Reael, e foi nomeado professor de teologia em Leiden.

Em 1589, Armínio teve que defender a doutrina calvinista da predestinação contra o ponto de vista de Dirck Volckertszoon Coornhert ou Theodor Coornhert, secretário dos Estados da Holanda, que não aprovou qualquer religião e combatia a todas, mas especialmente desafiou calvinistas.

Estudando a predestinação, Arminius concluiu que a visão calvinista era insustentável e introduziu modificações.

O ponto em disputa reside no papel da graça de Deus na salvação dos pecadores. Armínio concluiu: “Cada pessoa não regenerada tem uma vontade livre, e a capacidade de resistir ao Espírito Santo, para rejeitar a graça de Deus que é oferecido a ele, para deprezar o conselho de Deus contra si mesmo, de se recusar a aceitar o evangelho de graça, e não se abrir para aquele que toca a porta do seu coração“.

Mas aconteceu que, em Leiden foi também professor, Franciscus Gomarus ou François Gomaer ou Franz Gomar e Francisco Gomar, teólogo e orientalista nascido em Bruges, Calvinismo estrito, polemista talentoso e de convicções fortes, conhecedor do hebraico e muito crítico de toda a cultura Judea.

Os debates que tiveram lugar em Leiden, entre Armínio e Franciscus Gomarus acabou produzindo um confronto com repercussões sociais e políticas na Holanda e no resto da Europa protestante.

Os Inglêses batistas John Smyth e Thomas Helwys, exilados em Amesterdão, entre 1606 e 1612, foram influenciados pelo Arminianismo, e assim começou a batistas Geral, por sua crença de que Jesus morreu para salvar todos os homens que acreditam Nele.

Também os menonitas holandeses encontraram afinidades com os arminianos.

E John Wesley, fundador do Metodismo, aderiu à teologia arminiana.

No século XIX, o pensamento foi reivindicado pelo movimento restauracionista dos Discípulos de Cristo e das Igrejas de Cristo.

De acordo com Arminio, Deus dá a todos os homens a graça anterior que torna possível a salvação de todos, livre arbítrio, incorporando a capacidade de responder afirmativamente à chamada de Jesus, mas sem garantir a salvação de ninguém. Esta graça anterior é universal, mas não irresistível. Então a decisão final está nas mãos do homem, não nas mãos de Deus.

De acordo com Arminio, “a vontade do homem não é livre para fazer qualquer bom, a menos […] liberados pelo Filho de Deus através do Espírito de Deus.”

Arminio: “Cada pessoa não regenerado tem uma vontade livre, e a capacidade de resistir ao Espírito Santo, para rejeitar a graça de Deus que é oferecido a ele, para deprezar o conselho de Deus contra si mesmo, para se recusam a aceitar o evangelho da graça e de não se abrir para Aquele que toca a porta do seu coração“.

Neste ponto, Arminio parece concordar com Agostinho de Hipona, Martinho Lutero e João Calvino. O ponto em disputa é o papel da graça de Deus na salvação dos humanos.

Então, se o pecador não responde ao chamado, a culpa é inteiramente dele.

Mas de quem depende se o pecador aceita a mensagem e vai a Jesus com arrependimento e fé?

Arminius responde: Depende da vontade do pecador que foi previamente preparado pela graça de Deus.

De acordo com Arminio, Deus dá a todos os homens a graça anterior que torna possível a salvação de todos, para equipar o livre arbítrio com a capacidade de responder afirmativamente à chamada do evangelho, mas sem garantir a salvação de ninguém. Esta graça anterior é universal, mas não irresistível. Então a decisão final está nas mãos do homem, não nas mãos de Deus.

Arminianismo não deve ser confundido com o semi-palagianismo que abunda em muitas igrejas do século 21.

O semi-pelagianismo ensina que o homem é capaz de iniciar sua própria salvação, embora não possa completá-lo sozinho.

Arminianismo, no entanto, diz que o homem não pode tomar o primeiro passo para a salvação a não ser que são treinados pela primeira vez pela graça “resistível” de Deus. Mas o passo final é uma decisão da vontade humana na qual Deus não intervém.

Sínodo de Dordrecht
Sínodo de Dordrecht.

Francisco Gomar

Franciscus Gomarus ou François Gomaer ou Franz Gomar ou Francisco Gomar foi um professor em Leiden quando Jacobus Arminius entrou naquela faculdade ensinando uma doutrina contrária ao conceito calvinista de predestinação.

Gomarus e Johannes Bogermann – mais tarde professor de Teologia em Franeker – enfrentaram Arminius, a quem consideravam um herege.

Em 1608, Arminius e Gomarus publicamente polemizaram nas sessões dos Estados Gerais da Holanda (Holanda).

Em 1609, o debate continuou até que Arminius morreu. Para preencher a vaga em Leiden, seu seguidor, Konrad Vorstius, foi nomeado, e com grande ira, Gomarus renunciou, passando em 1611 para Middleburg, como pregador da Igreja Reformada.

Em Leiden ocupou a vaga deixada por ele, Simón Episcopius, também arminiano, o que provocou mais protestos dos gomaristas.

Em 1614 Gomarus foi oferecida a cadeira de teologia na Academia de Saumur (uma universidade Huguenot na França), onde permaneceu por quatro anos, em seguida, indo para ensinar teologia e hebraico em Groningen (Holanda).

Em 1618, Gomarus parte ativa do Sínodo de Dordrecht (em Inglês “Dort” foi dito), obtendo a condenação dos arminianos, pouco antes do reinício da guerra contra a monarquia católica.

Esse sínodo foi uma reação contra a nomeação do teólogo Simón Episcopius, principal discípulo de Arminius, como professor de Leiden. A questão, na verdade, é muito mais complexa porque está relacionada com a história política da Holanda.

O sínodo de Dort definiu as doutrinas calvinistas em cinco pontos, opostos aos do arminianismo:

  • Total depravação da humanidade, que por causa do pecado tem estado em estado de escravidão.
  • Eleição incondicional daqueles que devem ser salvos, baseados apenas na graça de Deus.
  • Expiação Limitada, pela qual a morte de Cristo é eficaz apenas para os eleitos.
  • Graça irresistível, que garante a resposta ao evangelho daqueles a quem Deus escolheu para a salvação.
  • Perseverança final concedida àqueles que foram escolhidos, de modo que mesmo passando por períodos de tentação e queda, eles não caiam completamente fora da graça salvadora.

Orange-Nassau

Depois de 1610, os calvinistas apresentaram aos estados da Holanda um contra-protesto do ponto de vista dos “remonstrantes”.

Os Estados convocaram várias conferências para discutir os pontos em disputa.

Como as discussões levaram à agitação popular, os estados da Holanda e da Frísia proibiram a discussão nos púlpitos, mas não conseguiram chegar a um acordo.

A polêmica levou a uma luta entre a oligarquia mercantil da Holanda próspera e os interesses dinásticos da casa de Orange-Nassau.

A maioria dos estados da Holanda recusou-se a convocar uma assembléia nacional, defendida pelos “contra-monitores“.

Como a conferência de 1615 foi favorável aos arminianos, os gomaristas foram anulados pelo príncipe Maurício o Maurice de Nassau e pelos Estados Gerais, convocando o sínodo de 1618 em Dordrecht.

Na Holanda, houve uma nova situação política, que favoreceu os gomaristas, com o apoio de Maurice de Nassau, Stadtholder e Capitão Geral das Províncias Unidas dos Países Baixos.

Após a morte de seu meio irmão Philip William, de Orange-Nassau, Maurício tornou-se Príncipe de Orange, apoiado pela burguesia e camponeses inferiores. Maurício I de Nassau era um dos habitantes da parte norte da Holanda, filho de Guilherme de Orange-Nassau, o taciturno, e de Ana da Saxônia.

O Principado de Orange ficava no sul da França, com capital em Orange. Antes de ser anexada pela França, o território pertenceu a várias famílias nobres franceses até que em 1530 chegou a casa alemã de Nassau, na pessoa de René de Chalon, que morreu sem filhos, dando-se todos os direitos sobre o seu primo, William de Orange, daqui em diante Orange-Nassau.

Após o fim da trégua com a Espanha, em 1621, começou a Guerra dos 30 anos, Guillermo morreu na campanha para resgatar seu irmão Justino de Nassau, que estava na sitiada Plaza de Breda.

Antes, a partir de 13 de novembro de 1618 até 09 de maio de 1619 ocorreram 154 sessões do Sínodo rejeitou as ideias arminianas, definindo a “Doutrina Reformada” ou “Os Cinco Pontos do Calvinismo’, escrito no documento final chamado ‘Cânones de Dort’.

Gomarus foi o líder do sínodo. Ele quase não permitiu a intervenção de Simon Episcopius e condenou a teologia arminiana e seus seguidores.

Episcopius foi condenado ao exílio por oito anos. O regime da Holanda foi derrubado e o estadista Johan van Oldenbarnevelt, que tinha o título de Grand Pensionary, quer dizer que ele era a autoridade política dos republicanos, foi executado.

A Grand Pensionary era a autoridade holandesa mais importante durante o tempo das Províncias Unidas. Em teoria, ele era apenas um funcionário do condado da Holanda, a província dominante entre as sete províncias unidas. Mas, na prática, ele era o líder político da república holandesa.

Provavelmente todo o Sínodo apontou para a Casa de Orange-Nassau teve um argumento para executar o líder do Partido Republicano, Johan van Oldenbarnevelt, cuja influência entraram em confronto com as aspirações dos príncipes de Orange, que queriam estabelecer a monarquia.

Mauricio de Nassau
Mauricio de Nassau na Batalha de Nieuwport ou 1º. Batalha das Dunas, 02/02/1600.

Simon Episcopius

Simon Episcopius ou Bischop Simon se matriculou na Universidade de Leiden em 1600, onde estudou teologia sob a direção de Jacobus Arminius, que morreu em 1609.

Foi Episcopius quem sistematizou e divulgou os estudos e opiniões de Jacobus Arminius.

Em 1610, quando os arminianos apresentou o “Manifesto de Cinco Pontos” ou ‘Remonstrance’, Simon era pastor da população Bleyswick perto de Roterdão.

No entanto, um ano depois, ele defendeu a causa dos “remonstrantes” na Conferência de Haia.

Em 1612, ele conseguiu o calvinista Franz Gomarus como professor de teologia em Leiden (Gomarus se demitiu em protesto contra a nomeação de arminiano Konrad Vorstius substituindo Armínio), o que provocou o protesto dos Gomarians, alarmado com a influência ganho por Arminianos.

Mais uma vez: a controvérsia teológica estava entrelaçada com os conflitos holandeses políticas entre monarquistas, apoiados por Gomarians, e os republicanos, apoiados pelos arminianos.

Isso levou à convocação para o Sínodo de Dort em 1618.

Episcopius foi escolhido como porta-voz dos 13 representantes arminianos que iriam ao Sínodo, mas ele não teve permissão para expor.

Episcopius e os outros 12 representantes arminianos foram demitidos e exilados do país.

O jesuíta Luke Wadding tentou em vão ganhar Episcopius para o catolicismo. A Companhia de Jesus estimou o conhecimento teológico de Episcopius.

Em 1625, após a morte de Maurice de Nassau, cessou a perseguição contra os arminianos e Episcopius pôde retornar. Ele foi nomeado pastor da congregação arminiana em Roterdã e depois reitor do seminário arminiano (Remonstrant College) em Amsterdã.

Simón Episcopius
Simón Episcopius.

Final: Os 5 artigos do Arminianismo

Em 1610 os seguidores de Armínio escreveu um artigo intitulado “Remonstrancia” (significa “uma expressão de protesto“, uma queixa contra a doutrina calvinista da predestinação à qual se agarrou o credo belga).

A convite do Johan van Oldenbarnevelt, simpatizantes arminianos, 41 pregadores e 2 membros da Universidade de Leiden (ou Leyden) eles se reuniram para expressar por escrito as suas opiniões sobre as doutrinas disputadas.

Por Johannes Wtenbogaert em 14 de Janeiro, 1610, com pequenas modificações, foi aprovada, assinada e apresentada em julho de 1610, pedindo a convocação de um sínodo para revisão e análise da Confissão dos Países Baixos e o Catecismo de Heidelberg , para aqueles que não reconheceram como cânones permanentes e imutáveis ​​de fé.

Os cinco artigos resumem a doutrina da Jacobus Arminius, e inseridas no final de um apelo por tolerância: a liberdade espiritual do homem contra a doutrina da dupla predestinação:

Artigo I:
Deus, o propósito eterno e imutável em Jesus Cristo, Seu Filho, antes da fundação do mundo, determinou, na raça caida, homens pecadores, para salvar em Cristo, por Cristo e por Cristo, que, pelo graça do Espírito Santo, crerá nisto seu Filho Jesus, e perseverará na fé e obediência da fé, por esta graça, até o fim; e, por outro lado, deixar o incorrigível e incrédulos em pecado e sob a ira, e condená-los como alienado de Cristo, de acordo com a palavra do evangelho em João 3:36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus está sobre ele “e também de acordo com outras passagens da Escritura.

Artigo II:
Assim, Jesus Cristo, o Salvador do mundo, morreu por todos os homens e para cada homem, de modo que não é obtido por todos eles, com a sua morte na cruz, redenção e perdão dos pecados; embora ninguém realmente gosta deste perdão dos pecados, exceto o crente, de acordo com a palavra do Evangelho de João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito, para que todo aquele que crê nele não se perca, mas tenha a vida eterna “. E na Primeira Epístola de João 2: 2: “Ele é a propiciação pelos nossos pecados; e não só para os nossos, mas também para os do mundo inteiro “.

Artigo III:
Que o homem não tem ensimismo graça salvadora, nem o poder de livre vontade (albredrio), na medida em que, em um estado de apostasia e pecado, não pode pensar, desejar ou fazer algo realmente bom, (tais como fé salvífica eminentemente é); mas é necessário que ele seja nascido de novo de Deus em Cristo, através do seu Espírito Santo e renovado em entendimento, inclinação, ou vontade e em todos os seus poderes, para que ele possa entender corretamente, pensar, desejar e efetuar o que é realmente bom, de acordo com a Palavra de Cristo, João 15: 5: “Além de mim você não pode fazer nada.”

Artigo IV:
Que esta graça de Deus é o começo, a continuação e o cumprimento de todas as coisas boas, mesmo na medida em que o próprio homem regenerado, sem precedência ou assistência, despertar, seguir a graça cooperativa, não pode pensar, desejar ou fazer o bem, ou resistir a qualquer tentação ao mal; de modo que todas as boas ações ou movimentos, que podem ser concebidos, devem ser atribuídos à graça de Deus em Cristo. No entanto, em relação ao modo de operação desta graça, isto não é irresistível, uma vez que tem sido escrito sobre muitos, que eles resistiram ao Espírito Santo. Atos 7 e em muitos outros lugares.
Artigo V:

Que aqueles que estão incorporados em Cristo por uma fé verdadeira, e assim se tornaram participantes de seu Espírito que dá vida, têm, portanto, poder total para lutar contra Satanás, o pecado, o mundo e sua própria carne, e para ganhar a vitória, sendo bem entendido que isto é sempre através da graça assistencial do Espírito Santo; e que Jesus Cristo ajuda-los através de seu Espírito em todas as tentações, estendendo-se estes a mão, e se você está apenas pronto para o conflito e quer a sua ajuda, e não estão inativos, os impede de cair, então eles de nenhuma artimanha ou poder de Satanás, pode ser enganado, ou arrancado das mãos de Cristo, de acordo com a palavra de Cristo, João x. 28: “Ninguém vai arrancá-los da minha mão.” Mas se você é capaz, por negligência, deixando novamente o início de sua vida em Cristo, voltar a este mundo perverso presente novamente, para fugir do ensino santo que lhes foi dado, a perder uma boa consciência, sendo desprovido de graça, issso deve ser determinado mais particularmente das Sagradas Escrituras antes que elas possam ensinar isso com a total persuasão de suas mentes.”

REMONSTRANCIA

Tags:

Notícias relacionadas

"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."

Os mais recentes

    Ontem mataram 13 cristãos, hoje outros 13 e amanhã também … mas a fé deles não morre

    É devastador: os martírios de cristãos somam 4.761 na LMP (Lista de Perseguição Mundial) divulgada no início de 2021, que acompanha o período entre 01/11/2019 e 31/10/2020, em mais de 60 países. As estatísticas indicam 60% mais assassinatos do que os 2.983 registrados no relatório anterior e ultrapassando as 4.305 mortes observadas no relatório ainda…

    Seu corpo é um templo (e o Estado, às vezes, é um problema)

    A seguinte reflexão ocorreu no século I, mas ainda é notavelmente atual no século 21, como se não tivessem se passado tantos anos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"1ª Coríntios…

    Herodium, o palácio do primeiro homem que quis matar Jesus

    Os arqueólogos acreditam que Herodes decidiu enterrar seu palácio perto do fim de sua vida, e essa decisão rendeu enormes dividendos à comunidade arqueológica, ajudando a preservar quase perfeitamente grande parte do local nos últimos 2.000 anos. Herodes o Grande ou Herodes I, nasceu na região da Iduméia, e morreu 70 anos depois em Jericó…

    A verdade ameaçada como resultado da pós-modernidade (Parte I)

    Vamos começar com uma conclusão: A agenda para o fim da pós-modernidade é a ideologia de gênero, o casamento igualitário, a linguagem inclusiva e a ideia do aborto irrestrito, conceitos construídos sobre a moralidade individualista e subjetiva do relativismo. Agora, vamos revisar como chegamos a essa afirmação. É um princípio básico e inegável que estabelece…

    No ano da pandemia, a leitura da Bíblia mudou

    Duas notas de Emily McFarlan Miller foram postadas no site do Religion News que devem estar relacionadas para entender o título desta nota. A primeira nota foi publicada em julho e era preocupante: na pandemia, as redes sociais conseguiram se tornar o meio de leitura preferido dos americanos -isso provavelmente foi semelhante na América Latina-…