"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."
Resultados para "" (189)

Quando a teologia é o problema

Alguns clérigos e devotos pediram e priorizaram a reabertura dos centros de culto, mesmo correndo o risco de reduzir imprudentemente a quarentena ou o isolamento social no meio de uma pandemia. Eles, sem um edifício para adorar, explicaram que perderam o vínculo com Deus e até a fé. Sem dúvida, uma tragédia para eles. Mas…

Tercer Ángel

domingo 09/08/2020
Igrejas na pandemia: para alguns, um edifício vazio é a derrota de sua fé.

Alguns clérigos e devotos pediram e priorizaram a reabertura dos centros de culto, mesmo correndo o risco de reduzir imprudentemente a quarentena ou o isolamento social no meio de uma pandemia.

Eles, sem um edifício para adorar, explicaram que perderam o vínculo com Deus e até a fé.

Sem dúvida, uma tragédia para eles.

Mas o que foi mais dramático, na verdade, foi que eles acreditavam que o vínculo com Deus se limita a uma estrutura de concreto ou mármore construída por mãos humanas, quando a fé é construída diariamente no relacionamento com Deus, independentemente de concordar ou não um espaço regularmente.

A pandemia tem sido muito significativa para os crentes, porque, no outro extremo, o isolamento permitiu que muitos redescobrissem os pilares de sua crença em seu Deus, renovassem sua esperança e reconstruíssem sua fé.

A questão tem a ver com onde está o centro da experiência de vida de um crente, que não pode ser a doutrina ou o credo, mas seu relacionamento pessoal e intransferível com Jesus e o estudo de sua Palavra.

É surpreendente que algo tão simples, alguns o tornem tão complexo.

biblia 6
“A grama murcha e a flor desbota,
mas a palavra do nosso Deus
permanece para sempre.”
Isaías 40: 8.

—————————–

Abençoado

Mas ninguém pode condenar ninguém.

A experiência cristã é uma decisão voluntária para o Espírito Santo trabalhar em minha mente, em meus valores e crenças. A religião de Deus reivindica a liberdade do indivíduo, mesmo que esteja errada.

O Evangelho de Mateus dedica três capítulos ao Sermão da Montanha que Jesus pregou, uma exposição de seus princípios.

O último capítulo de Sermão começa com um aviso sobre como julgar seu vizinho:

Não julgue ninguém, para que ninguém o julgue. Pois como você julga, você será julgado e, à medida que mede os outros, será medido.”

Jesus é muito prático, simples e trabalha com os eventos do dia a dia. O criador da teologia precisava torná-lo tão simples que mesmo aqueles sem informação suficiente pudessem entendê-lo.

Assim, antes, no primeiro capítulo dos três, Ele mostra que seus princípios não são abstratos, mas são relacionais:

Abençoados são os pobres de espírito,
porque o reino dos céus pertence a eles.
Felizes os que choram,
porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os humildes,
porque eles receberão a terra como herança.
Felizes os que têm fome e sede de justiça,
porque eles ficarão satisfeitos.
Bem-aventurados os compassivos,
porque eles serão tratados com compaixão.
Bem-aventurados os que têm um coração limpo,
porque eles verão a Deus.
Felizes os que trabalham pela paz,
porque eles serão chamados filhos de Deus.
Felizes os perseguidos por causa da justiça,
porque o reino dos céus lhes pertence
.”
Mateus 5: 3-10

Não é menos um tema do que a bem-aventurança inicial, com a qual o Sermão da Montanha começa, se refere aos pobres de espírito.

Embora ele fosse Deus, o Filho, Jesus não começou explicando a Doutrina da Trindade, por exemplo, um assunto que tanto preocupa os teólogos. A conceituação de Deus e um conhecimento exagerado do inescrutável são veículos para fugir da comunhão com Jesus.

Jesus disse que Ele era o caminho, a verdade e a vida, e o único acesso ao Pai. O suficiente. Às vezes parece que alguns teólogos, em sua inconstância filosófica, estão procurando um caminho alternativo, ou vários. É impossível construir o cristianismo sem Cristo. Um Cristo circunscrito ao meu Eu não é confiável.

No Sermão da Montanha, há um aviso muito severo aos PHD e doutores em teologia:

Não pense que eu vim para anular a lei ou os profetas; eu não vim para anulá-los, mas para cumpri-los.

Garanto-lhe que, enquanto existirem o céu e a terra, nenhuma carta ou título da lei desaparecerá até que tudo seja cumprido.

Qualquer pessoa que quebra um desses mandamentos, por menor que seja, e ensina outros a fazer o mesmo, será considerado o menor no reino dos céus; mas quem praticar e ensinar será considerado grande no reino dos céus.

Pois eu vos digo que você não entrará no reino dos céus, a menos que a sua justiça exceda a dos fariseus e dos mestres da lei.

A Bíblia é o único roteiro, segundo Ele. Não há outro.

orar 1
A oração continua sendo a única maneira de construir um relacionamento profundo com Jesus.

——————————-

O clube social

Um dos grandes problemas dos crentes, ou daqueles que afirmam ser, é o fascínio pelos ‘clubes espirituais’, quando a camaradagem horizontal substitui a devoção vertical.

Os ‘clubes VIP’ são muito impressionantes, para iniciados na lucubração. Eles alegam que a felicidade em relação aos pobres de espírito tem exceções e definem essas exceções.

O perigo dos ‘clubes espirituais‘ é que eles relacionem a experiência cristã com a frequência ao templo. Mas ainda assim, às vezes eles a subordinam. E eles estabelecem classificações ou escalas de religiosidade de acordo com a atividade social ou institucional nessa área.

Por esse motivo, havia pessoas, em todos os países, clamando pela reabertura de centros de culto como uma prioridade, como se assistir a igreja fosse o centro da sua experiencia religiosa.

Na verdade, uma experiência cristã é estabelecer um relacionamento com Jesus, e o que acontece a seguir será uma consequência da mudança em cada crente que o Espírito Santo faz na vida dessa pessoa para cumprir a missão que Deus tem para ela.

A deformação da religião começa nos ‘clubes espirituais’. Provavelmente remonta a Alexandria, quando alguns gregos que queriam entrar no cristianismo, mas sem abandonar suas crenças anteriores, fizeram uma religião para os conhecedores, ou seja, uma seita filosófica.

Assim, seu hobby, primeiro, mas sua devoção, mais tarde, era definir Deus e tudo o que tinha a ver com Ele. Em vez de experimentá-Lo, eles se esforçaram para estabelecer sua morfologia. Assim, o cristianismo perdeu força, porque sua essência deveria ser fraternidade, amor ao próximo e assistência até ao desconhecido.

Os “clubes espirituais” se apegam ao formalismo, um caminho rápido para a hipocrisia. O bombardeio às vezes faz parte do show. E Jesus o avisou:

Quando você orar, não seja como os hipócritas, porque eles adoram orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças para as pessoas verem. Garanto-lhes que eles já receberam sua recompensa completa.

Mas você, quando começa a orar, entra no seu quarto, fecha a porta e ora ao seu Pai, que está em segredo. Assim, seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.

E ao orar, não fale apenas para falar como os gentios, porque eles imaginam que serão ouvidos por suas muitas palavras.

Não seja como eles, porque seu pai sabe o que você precisa antes de perguntar a ele.

Na lucubração filosófica, o cristianismo estava perdendo seu relacionamento com Cristo, e, portanto, foi preso pelo imperador Constantino, que, precisando pôr um fim àquela crença que transformava os valores do Império, ofereceu-o para se tornar uma religião de estado e, assim, modificou sua essência.

Desde então, para os amantes do ‘clube espiritual’, a religião consiste em descobrir heresias e condená-las, separando hereges. Na verdade, criticamos aqueles que pecam de maneira diferente de nós. Mas o ‘clube’ novamente estabeleceu suas próprias exceções.

Toda a atenção do ‘clube espiritual’ é identificar aqueles que não pensam como eles. Sua conseqüência foi / é que tanto o estudo livre da Bíblia quanto a identidade humana do livre-arbítrio foram perdidos / são perdidos entre conselhos horrendos.

Na verdade, Jesus ainda é o único caminho, e o mapa está na Bíblia.

A verdade não é um credo, não é um conjunto de doutrinas. A verdade é uma pessoa: Jesus. Que a pandemia não perde o foco.

Notícias relacionadas

"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."

Os mais recentes

    Ontem mataram 13 cristãos, hoje outros 13 e amanhã também … mas a fé deles não morre

    É devastador: os martírios de cristãos somam 4.761 na LMP (Lista de Perseguição Mundial) divulgada no início de 2021, que acompanha o período entre 01/11/2019 e 31/10/2020, em mais de 60 países. As estatísticas indicam 60% mais assassinatos do que os 2.983 registrados no relatório anterior e ultrapassando as 4.305 mortes observadas no relatório ainda…

    Seu corpo é um templo (e o Estado, às vezes, é um problema)

    A seguinte reflexão ocorreu no século I, mas ainda é notavelmente atual no século 21, como se não tivessem se passado tantos anos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"1ª Coríntios…

    Herodium, o palácio do primeiro homem que quis matar Jesus

    Os arqueólogos acreditam que Herodes decidiu enterrar seu palácio perto do fim de sua vida, e essa decisão rendeu enormes dividendos à comunidade arqueológica, ajudando a preservar quase perfeitamente grande parte do local nos últimos 2.000 anos. Herodes o Grande ou Herodes I, nasceu na região da Iduméia, e morreu 70 anos depois em Jericó…

    A verdade ameaçada como resultado da pós-modernidade (Parte I)

    Vamos começar com uma conclusão: A agenda para o fim da pós-modernidade é a ideologia de gênero, o casamento igualitário, a linguagem inclusiva e a ideia do aborto irrestrito, conceitos construídos sobre a moralidade individualista e subjetiva do relativismo. Agora, vamos revisar como chegamos a essa afirmação. É um princípio básico e inegável que estabelece…

    No ano da pandemia, a leitura da Bíblia mudou

    Duas notas de Emily McFarlan Miller foram postadas no site do Religion News que devem estar relacionadas para entender o título desta nota. A primeira nota foi publicada em julho e era preocupante: na pandemia, as redes sociais conseguiram se tornar o meio de leitura preferido dos americanos -isso provavelmente foi semelhante na América Latina-…