"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."
Resultados para "" (189)

Ser pobre é ter pouca fé e ser milionário é ter muita fé?

UM DEBATE PROFUNDO

Qual é a relação entre fé e dinheiro? A história é fascinante porque o Livro de Jó é espetacular, embora alguns pregadores tentem subestimar essa parte da Bíblia No século II , Marcion de Sinope concluiu que o Antigo Testamento não oferecia quase nada ao cristianismo e foi excomungado por seus pontos de vista; mas…

Tercer Ángel

segunda-feira 23/03/2020
Os teólogos da prosperidade propagam a ideia de que a riqueza está proporcionalmente relacionada à fé pessoal.

Qual é a relação entre fé e dinheiro?

A história é fascinante porque o Livro de Jó é espetacular, embora alguns pregadores tentem subestimar essa parte da Bíblia

No século II , Marcion de Sinope concluiu que o Antigo Testamento não oferecia quase nada ao cristianismo e foi excomungado por seus pontos de vista; mas no século XX, os nazistas executaram uma eliminação notável de partes do Antigo Testamento e muitos “cristãos alemães” aderiram à modificação. Nos dias mais recentes, vários teólogos debatem o que fazer com o Antigo Testamento, e alguns até “desengancham” uma testamento do outro. No entanto, Mateus 1: 1, início do Novo Testamento, é um exemplo de que não há desmembramento possível: “A seguir, é apresentado um registro dos ancestrais de Jesus, o Messias, descendente de Davi e Abraão”.

Sem o Antigo Testamento, o Novo Testamento seria inexplicável. Então, alegou , deveria ser esclarecido que ele era um crente ideal, que oferecia ofertas impressionantes e dízimos volumosos:

«Havia um homem chamado Jó que morava na terra de Uz. Ele era um homem impecável, de integridade absoluta, que tinha medo de Deus e se mantinha longe do mal. Ele teve sete filhos e três filhas. Ele possuía sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentos bois e quinhentos burros; Ele também tinha muitos servos. Na verdade, ele era a pessoa mais rica de toda a região. Os filhos de Jó se revezavam preparando banquetes em suas casas e convidavam suas três irmãs para comemorar com elas. Quando as férias terminavam – às vezes depois de vários dias -, Jó purificava seus filhos. Ele se levantou de manhã cedo e ofereceu um holocausto para cada um deles, porque pensou: “Talvez meus filhos tenham pecado e amaldiçoado Deus em seus corações”. Essa era uma prática usual de Jó.»

Em algum momento, toda essa prosperidade entrou em conflito e não foi por causa de Jó:

«Então o Senhor perguntou a Satanás:” Você notou meu servo Jó? ” Ele é o melhor homem de toda a Terra; Ele é um homem impecável de integridade absoluta. Ele tem medo de Deus e fica longe do mal. Satanás respondeu ao Senhor: “Sim, mas Jó tem um bom motivo para temer a Deus: você sempre colocou um muro de proteção em torno dele, de sua casa e de suas propriedades”. Você fez tudo o que faz prosperar. Olha como é rico! Portanto, estenda a mão e tire tudo o que tem, não deixe de amaldiçoá-lo! “Muito bem, você pode tentar”, disse o Senhor a Satanás. Faça o que quiser com tudo o que possui, mas não cause nenhum dano físico. Então Satanás saiu da presença do Senhor. »

Então, o pior aconteceu para Jó:

«Um dia, quando os filhos e filhas de Jó celebraram na casa do irmão mais velho, um mensageiro chegou à casa de Jó com a seguinte notícia:« Seus bois estavam arando e os jumentos comendo ao seu lado, quando os sabeos nos agrediram. Eles roubaram todos os animais e mataram os trabalhadores, e eu sou o único que escapou para contar a eles. Enquanto este mensageiro ainda falava, outro veio com esta notícia: «O fogo de Deus caiu do céu e calcinou as ovelhas e todos os pastores; Eu sou o único que escapou para contar a ela. Enquanto este mensageiro ainda falava, um terceiro chegou com a notícia: “Três bandos de saqueadores caldeus roubaram seus camelos e mataram os servos; Eu sou o único que escapou para contar a ela. Ele não havia terminado de falar o terceiro mensageiro quando outro chegou com esta notícia: «Seus filhos e filhas estavam comemorando na casa do irmão mais velho e, de repente, um forte vento do deserto veio e atingiu a casa pelos quatro lados. A casa desmoronou e todos eles morreram; Eu sou o único que escapou para contar a ela».

Alguns que apenas pregam prosperidade, sem dúvida, têm um problema com esta história.

lingotes de oro
Os teólogos da prosperidade obtêm grande mídia e poder político, crescimento proporcional aos benefícios econômicos, físicos e espirituais que prometem a seus seguidores.

Lauren D’Alessandro é a fundadora e administradora do site ‘The You Are Project’, uma revista on-line para mulheres cristãs. E divulga vários conteúdos em www.laurendalessandro.com/

Ela escreveu:

«Como membros da Igreja, todos nós fomos expostos a vários níveis de ensinamentos sobre prosperidade e bênçãos. Honestamente, toda a conversa se torna um pouco confusa depois de um tempo. Há extremos de ambos os lados, daqueles que acreditam que Deus só quer nos tornar materialmente ricos e que o sofrimento significa que você não tem nenhum relacionamento com Deus, mesmo aqueles que acreditam que a riqueza material é ruim e que a única garantia de Deus é evidência.

O mais complicado é que todo mundo parece ter um verso para apoiar suas crenças. Então, qual é a verdade? Se a Bíblia diz: “Estamos felizes em enfrentar provações e dificuldades” (Romanos 5: 3) e também: “Ponha-me à prova! … eu vou abrir as janelas do céu. Vou derramar uma bênção tão grande que eles não terão espaço suficiente para mantê-la! (Malaquias 3:10), então o que realmente podemos esperar nesta vida em relação à prosperidade e riqueza? (…)».

Uma prosperidade

Teologia da prosperidade” é o nome mais conhecido e descritivo de uma corrente teológica evangélica neopentecostal convencida de que Deus deseja que seus fiéis sejam economicamente ricos, fisicamente saudáveis ​​e felizes individualmente.

A abordagem corre riscos óbvios porque, então, muitos afirmam

  • Deus estaria a serviço de seus seguidores,
  • a Igreja seria um supermercado de fé,
  • a religião se tornaria um fenômeno utilitário,
  • Onde o mal aparece, liderado por um poderoso anjo caído?

A doutrina tem sido associada ao “pensamento positivo”, uma expressão do chamado “modo de vida americano“, por sua vez, derivado de uma afirmação de Alexis de Tocqueville, em seu trabalho ‘Democracy in America‘ (1831), sobre a “excepcionalidade” da sociedade americana, o “sonho americano“, a terra das oportunidades, a motivação de muitos migrantes econômicos ambiciosos por um legítimo aumento socioeconômico e cultural, como explicou a publicação católica jesuíta La Civilitá Cattolica em uma ocasião.

Mas isso leva a uma conclusão perigosa

  • fé causa riqueza, saúde e bem-estar, e
  • A falta de fé leva à pobreza, doenças e miséria.

Os fariseus, nos dias de Jesus, tinham interpretações semelhantes. E Jesus teve grandes discussões com eles sobre essa doutrina, histórias que serão abordadas em breve.

A origem da “Teologia da Prosperidade” é o pastor de Nova York, Essek William Kenyon (1867-1948), que argumentou que, pelo poder da fé, as realidades materiais de uma pessoa podem ser modificadas.

Então, o chamado “movimento de fé” irrompeu do autoproclamado “profetaKenneth Hagin (1917-2003).

Kenyon e Hagin entenderam que a comunicação de massa era um instrumento fundamental para a rápida disseminação de seus ensinamentos e ocupavam espaços no rádio e / ou televisão:

  • “Igreja do Ar de Kenyon”, e
  • «Seminário de Fé do Ar».
copeland
Gloria e Kenneth Copeland: «Você dá um dólar pelo amor ao evangelho e já possui 100; você dá 10 dólares e, em troca, receberá 1.000 como presente; você dá $ 1.000 e, em troca, recebe 100.000. Se você doar um avião, receberá cem vezes o valor desse avião. Distribua um carro e você terá tantos carros que não precisará mais deles por toda a vida. Resumidamente, Marcos 10:30 é um bom negócio! ”

Mais recentemente, experiências semelhantes ocorreram com

  • Kenneth Copeland‍, apresentador de seu programa de televisão “Believer’s Voice of Victory” (“A Voz da Vitória dos Crentes”); e
  • Norman Vincent Peale (1889-1993), pastor da Igreja de Marble Church de Nueva York, autor dos livros “O poder do pensamento positivo”; “Mude seus pensamentos e tudo mudará”; «Guia para uma vida pacífica».

Oral Roberts, Pat Robertson, Benny Hinn, Robert Tilton, Joel Osteen, Joyce Meyer e outros alcançaram popularidade e riqueza extremando este evangelho.

Joyce Meyer diz que seu programa de televisão “Apreciando a vida cotidiana” [“Aprecie a vida cotidiana”] atinge dois terços do mundo, traduzido em 38 idiomas.

Os teólogos da prosperidade espalham a idéia de que a riqueza está proporcionalmente relacionada à fé pessoal.

Esse grupo obtém grande poder nas mídias e poder político, crescimento proporcional aos benefícios econômicos, físicos e espirituais que seus seguidores prometem.

Para esse grupo de pregadores, a “palavra de fé” que eles pronunciam ocupa o lugar que a Bíblia tradicionalmente tinha como norma de fé e conduta.

O “ungido” fala em nome de Deus de forma direta, concreta e especificamente, dando à “palavra positiva” um sentido criativo considerado capaz de fazer as coisas acontecerem se os que a assistem não a impedem com sua falta de fé.

Joyce Meyer
Pauline Hutchison Joyce Meyer, conhecida como Joyce Meyer, apresenta um dos programas de televisão de maior sucesso em Teologia da Prosperidade.

Kenneth Copeland escreveu em seu livro ‘The Laws of Prosperity’ que, tendo Deus estabelecido o convênio (com Abraão) e tendo prosperidade entre os legados desse convênio, o crente deve perceber que hoje , a prosperidade pertence a ele por direito.

No livro “God’s Will is Prosperity” [a vontade de Deus é prosperidade], a pregadora Gloria Copeland escreveu: “Você dá 1 dólar pelo amor do evangelho, e você já atingiu 100; você dá 10 dólares e, em troca, receberá 1.000 presentes; você doa 1.000 dólares e, em troca, recebe 100.000. Se você doar um avião, receberá 100 vezes o valor desse avião. Dê um carro como presente e você receberá tantos carros que não precisará mais deles por toda a vida. Em suma, Marcos 10:30 é um bom negócio!“.

“Está certo”, respondeu Jesus, “e garanto que todo mundo que saiu de casa ou irmãos ou irmãs ou mãe ou pai ou filhos ou propriedades por minha causa e pelas Boas Novas receberá agora em troca cem vezes o número de casas , irmãos, irmãs, mães, filhos e bens, juntamente com perseguição; e no mundo vindouro, essa pessoa terá vida eternaMarcos 10: 29-30.

O princípio espiritual de semear e colher consiste, então, em um fato econômico que é medido em termos de retorno do investimento.

Difícil de explicar Gálatas 6: 7-10:

«Não se engane: ninguém pode zombar da justiça de Deus. Você sempre colhe o que planta. Aqueles que vivem apenas para satisfazer os desejos de sua própria natureza pecaminosa colherão, dessa natureza, destruição e morte; mas aqueles que vivem para agradar ao Espírito, do Espírito, colherão a vida eterna. Então não vamos nos cansar de fazer o bem. No devido tempo, colheremos inúmeras bênçãos se não desistirmos. Portanto, sempre que tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé

E se quase tudo isso fosse relativo ou falso?

Joyce Meyer
Lauren D’Alessandro, «¿Dios quiere bendecirte? Creo que lo hace.»

É hora de voltar para Lauren D’Alessandro:

«Aqui estão três pontos que me ajudaram a encontrar maior clareza quando se trata da complicada relação entre dinheiro e fé:

1. Nossas posses terrenas não são pecadoras em si mesmas, mas são temporárias.

Em Mateus 19, Jesus foi abordado por um homem rico que lhe perguntou: “O que devo fazer para herdar a vida eterna?” O homem diz a Jesus que ele já seguiu os mandamentos da lei e pergunta: “O que mais falta?” Jesus responde: “Se você quer ser perfeito, vá, venda seus bens e entregue-os aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Então venha, siga-me. O homem ficou chateado porque era rico, e Jesus disse a seus discípulos: “Digo a verdade, é difícil para um homem rico entrar no reino dos céus. Mais uma vez, digo-lhe que é mais fácil um camelo passar pelo olho de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus.”

Muitas pessoas interpretam que essa passagem significa que as pessoas ricas não podem entrar no céu. Imaginamos o olhinho de uma agulha de costura e pensamos em como seria impossível passar qualquer ser humano por aquele pequeno buraco. Mas em seu Pero en su Biblia Companion, E.W. Bullinger explica o que Jesus realmente quis dizer: «“o olho da agulha, uma pequena porta fixada em uma porta maior, aberta após o anoitecer. Para passar, o camelo deve ser descarregado. Daí a dificuldade do homem rico. Ele deve ser descarregado… »

Entrar no céu é como entrar por esta pequena porta. Se carregamos todos os nossos bens conosco e não estamos dispostos a deixá-los, não podemos passar. Eu amo o jeito que o Bullinger diz: ele deve ser descarregado. Para entrar no céu, todos devemos descarregar nossas posses para entrar pela porta estreita e receber as verdadeiras bênçãos do outro lado.

2. Quando você “considera tudo como perda”, fica mais agradecido por sua riqueza material, mas também menos apegado a ela.

Muitos de nós conhecemos a passagem de Filipenses 3: 7-8, onde Paulo escreve: “Mas seja o que for para meu benefício, agora considero a perda por causa de Cristo”.

Na minha vida, “considerar tudo como perda” foi um processo de renunciar à alegria temporária que encontrei nas minhas “coisas”. Não foi um processo particularmente agradável. Por um tempo, senti que nada ao meu redor poderia me fazer feliz novamente, até que percebi quanta alegria poderia ser encontrada em Cristo.

Agora, a alegria que encontro em minhas posses é saber que tudo o que tenho é simplesmente uma expressão física do amor de Deus por mim. Agora gosto mais das minhas coisas, porque o amor que elas refletem durará muito mais tempo do que elas duram. A qualquer momento, estou disposto a entregar qualquer uma dessas coisas a Deus para seu propósito, porque, na verdade, todas elas pertencem a ele.

3. O sofrimento também pode ser uma bênção.

Penso que quando passamos por provações ou quando Deus nos chama para desistir de coisas por Ele, temos em mente que estamos fazendo isso.

  • para nos tornar dignos diante de Deus, ou
  • para mostrar o nosso amor.

Mas a verdade é que o seu maior e mais grande sacrifício não alcança absolutamente nada para conquistar o favor de Deus. De fato, esse pensamento mostra que nossa visão de Deus é muito menor do que deveria ser. Por isso Jesus teve que morrer. Seu sacrifício de uma vez por todas significa que tudo o que fazemos agora para servir a Deus não pode ter o objetivo de ganhar um lugar que Ele já nos deu.

Então, por que sofremos? Não sei completamente a resposta para isso, mas sei que em nosso sofrimento, é o amor avassalador de Deus por nós que nos permite ser transformados. Deus quer nos abençoar, mas nosso coração está muito endurecido, especialmente pelas coisas espirituais que Ele deseja nos dar. Se revelou tudo o que tem para nós, não poderíamos recebê-lo ou entendê-lo. Então o sofrimento se torna o campo de treinamento; Treine novamente nossos corações e prepare-nos para receber as coisas boas que tem guardada.

Deus quer te abençoar? Eu acho que sim. Seu desejo é “derramar tanta bênção que ele não terá espaço suficiente para isso”. Isso não parece exatamente o mesmo para todos, e a bênção não é sinônimo de riqueza; portanto, não podemos mensurá-la simplesmente comparando contas bancárias. Embora Ele satisfaça nossas necessidades e nos forneça coisas materiais, acredito que descobriremos que as bênçãos espirituais de experimentar Seu Amor e vivê-lo em nossas vidas são as bênçãos mais gratificantes que poderíamos receber. »

Notícias relacionadas

fidelidad

Lealdade a si mesmo não tem preço

sábado 14/11/2020 | Tercer Ángel

Synanon: Dependência, Esperança e Decepção

sábado 14/11/2020 | Tercer Ángel
gratidão

Obrigado por isso, por aquilo e por tudo

sábado 17/10/2020 | Tercer Ángel
meditação

A disputa pela mente

sábado 10/10/2020 | Tercer Ángel

"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."

Os mais recentes

    Ontem mataram 13 cristãos, hoje outros 13 e amanhã também … mas a fé deles não morre

    É devastador: os martírios de cristãos somam 4.761 na LMP (Lista de Perseguição Mundial) divulgada no início de 2021, que acompanha o período entre 01/11/2019 e 31/10/2020, em mais de 60 países. As estatísticas indicam 60% mais assassinatos do que os 2.983 registrados no relatório anterior e ultrapassando as 4.305 mortes observadas no relatório ainda…

    Seu corpo é um templo (e o Estado, às vezes, é um problema)

    A seguinte reflexão ocorreu no século I, mas ainda é notavelmente atual no século 21, como se não tivessem se passado tantos anos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"1ª Coríntios…

    Herodium, o palácio do primeiro homem que quis matar Jesus

    Os arqueólogos acreditam que Herodes decidiu enterrar seu palácio perto do fim de sua vida, e essa decisão rendeu enormes dividendos à comunidade arqueológica, ajudando a preservar quase perfeitamente grande parte do local nos últimos 2.000 anos. Herodes o Grande ou Herodes I, nasceu na região da Iduméia, e morreu 70 anos depois em Jericó…

    A verdade ameaçada como resultado da pós-modernidade (Parte I)

    Vamos começar com uma conclusão: A agenda para o fim da pós-modernidade é a ideologia de gênero, o casamento igualitário, a linguagem inclusiva e a ideia do aborto irrestrito, conceitos construídos sobre a moralidade individualista e subjetiva do relativismo. Agora, vamos revisar como chegamos a essa afirmação. É um princípio básico e inegável que estabelece…

    No ano da pandemia, a leitura da Bíblia mudou

    Duas notas de Emily McFarlan Miller foram postadas no site do Religion News que devem estar relacionadas para entender o título desta nota. A primeira nota foi publicada em julho e era preocupante: na pandemia, as redes sociais conseguiram se tornar o meio de leitura preferido dos americanos -isso provavelmente foi semelhante na América Latina-…