"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."
Resultados para "" (189)

Um método bíblico para alcançar mudanças bem-sucedidas

BÍBLIA APLICADA

Um método bíblico para alcançar uma mudança bem-sucedida foi registrado na carta aos romanos, particularmente no capítulo 7. O bem que eu quero Aumentar o tempo de descanso, incorporando exercícios nas rotinas diárias, modificando a dieta para uma mais saudável ou até deixando uma dependência, são algumas das conquistas que muitos estabelecem, embora sem sucesso…

Tercer Ángel

quarta-feira 24/06/2020

Um método bíblico para alcançar uma mudança bem-sucedida foi registrado na carta aos romanos, particularmente no capítulo 7.

O bem que eu quero

Aumentar o tempo de descanso, incorporando exercícios nas rotinas diárias, modificando a dieta para uma mais saudável ou até deixando uma dependência, são algumas das conquistas que muitos estabelecem, embora sem sucesso a longo prazo.

As tentativas são frustradas e os objetivos se tornam inatingíveis após a tentativa de todos os tipos de recursos, pois é sempre mais atraente o que está alinhado aos gostos pessoais. O problema no fundo é, então, modificar a escala de afinidades.

Esse ciclo constante é muito parecido com a vida do pecado: o mal é tentado pela primeira vez, depois é repetido várias vezes até se acostumar e finalmente perder o gosto pelo que é bom.

O apóstolo Paulo expressou esse dilema perfeitamente no livro de Romanos:

Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, é o que faço.
E se eu faço o que não quero, não faço mais, mas o pecado que vive em mim.
Então, querendo fazer o bem, encontro esta lei: que o mal está em mim.
Porque de acordo com o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
Mas vejo outra lei em meus membros, que se rebela contra a lei da minha mente, e que me leva cativo à lei do pecado que está em meus membros.
Miserável de mim! Quem me livrará deste corpo de morte?
Obrigado eu dou a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim, com a mente eu mesmo sirvo a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado
.”
Romanos 7: 19-25

Entre o homem interior e o corpo

A passagem bíblica em Romanos 7 tem sido a arena de debate entre vários comentaristas. Principalmente é discutido se a experiência relatada por Paulo foi antes ou depois de sua conversão.

A verdade é que o interesse do apóstolo era esclarecer a realidade da luta entre a vontade própria e o pecado.Ele até repete e expande suas conclusões inspiradas ao longo do capítulo, como o paralelismo entre o versículo 15 e o 19 ou 17 com o 20.

Suas definições do homem interior e do corpo esclarecem a questão:

  • O homem interior: também chamado de lei da mente ou razão. Seu interesse não é desconsiderar suas responsabilidades em decidir o que é certo ou errado, mas procura demonstrar que o pecado tem mais poder do que ele próprio. Embora redobrem os esforços, o mal sempre será mais rápido ao tirar proveito do descuido. É sob essa mesma visão de mundo que ele entende suas realizações, não como objetivos alcançados apenas por sua própria vontade, mas pela “graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15:10).

No entanto, o autor marca uma oposição no versículo 23 quando esclarece que vê “outra lei em meus membros”. A palavra “outros” deriva do termo grego heteros e expressa, não apenas uma distinção simples, mas um contraste com “a lei do pecado”.

Do mesmo modo, a frase “rebeldes contra” vem do grego antistratéuomai que literalmente contém uma luta militar entre as duas leis opostas.

  • O homem do corpo: a carne é a sede do pecado, onde atua a lei que causa a morte. Ele não condena o físico como essencialmente mau, mas como aquilo que deve ser oferecido a Deus (Romanos 12: 1) para se libertar do mal.
bien y mal

Uma reconciliação

Paulo sabe que essa oposição entre as duas leis é apenas parte de sua experiência no processo de conhecer a Deus. Portanto, a história não termina aí, mas também explica qual é a possibilidade de reconciliação entre os dois.

Ele se vê infeliz e desamparado no meio do conflito que posiciona o homem entre o bem e o mal. Mas, no mesmo lugar de desamparo, ele encontra a resposta de que precisa: “quem me livrará?”

Aqui está o ponto culminante de todo o capítulo sete e também do livro de Romanos: existe alguma trégua nesse concurso? Pode haver liberdade no direito interno?

Nem a força de vontade em si, nem o poder do intelecto, nem a influência da consciência são as respostas, mas apenas “Jesus Cristo, nosso Senhor”, as boas novas do evangelho.

Não há esforço para obedecer à lei que é suficiente para suplantar a entrega de suas deficiências àquele que pode completá-las. Uma obediência legalista aos mandamentos dá lugar à liberdade total, que surge da abnegação.

Como mudar com sucesso

O que o relato de Paulo sobre seu confronto com o pecado traz a uma pessoa do século XIX que falhou ao tentar mudar seus hábitos?

Além da determinação pessoal sobre o que fazer, o apóstolo demonstra que a ajuda de Deus é essencial, mesmo em objetivos aparentemente insignificantes.

E para que a grandeza das revelações não me exaltasse excessivamente, recebi uma picada na minha carne, um mensageiro de Satanás que me deu um tapa, para que eu não fosse muito exaltado;
A respeito de quais três vezes pedi ao Senhor que a retirasse de mim.
E ele me disse: Minha graça te basta; porque meu poder é aperfeiçoado na fraqueza. Por isso, de bom grado me gloriarei nas minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse sobre mim
”.
2 Coríntios 12: 7-9

Depois de afirmar no versículo 25 de Romanos 7 que “Jesus Cristo, nosso Senhor” é a reconciliação entre seus impulsos e o que ele quer fazer, Paulo novamente esclarece que, com sua mente, ele serve a lei de Deus, mas com a carne a do pecado. .

Os comentaristas debatem por que ele traz o dilema novamente depois de resolvê-lo. Alguns expressam que a expressão de agradecimento a Deus não é a resposta para a pergunta “quem me livrará?” mas um parêntese no desenvolvimento do tema do homem carnal e do interior.

Mas outra explicação amplamente difundida alega que, ao esclarecer “eu mesmo”, você está argumentando que toda vez que se afasta de Deus e tenta obedecer por seus próprios esforços, falha novamente.

Dessa maneira, o escritor de Romanos destaca que, sem a colaboração divina na vida, os propósitos fracassam, não apenas no que diz respeito ao pecado, mas também diante de todos os desafios enfrentados.

mariposa

Notícias relacionadas

"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."

Os mais recentes

    Ontem mataram 13 cristãos, hoje outros 13 e amanhã também … mas a fé deles não morre

    É devastador: os martírios de cristãos somam 4.761 na LMP (Lista de Perseguição Mundial) divulgada no início de 2021, que acompanha o período entre 01/11/2019 e 31/10/2020, em mais de 60 países. As estatísticas indicam 60% mais assassinatos do que os 2.983 registrados no relatório anterior e ultrapassando as 4.305 mortes observadas no relatório ainda…

    Seu corpo é um templo (e o Estado, às vezes, é um problema)

    A seguinte reflexão ocorreu no século I, mas ainda é notavelmente atual no século 21, como se não tivessem se passado tantos anos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"1ª Coríntios…

    Herodium, o palácio do primeiro homem que quis matar Jesus

    Os arqueólogos acreditam que Herodes decidiu enterrar seu palácio perto do fim de sua vida, e essa decisão rendeu enormes dividendos à comunidade arqueológica, ajudando a preservar quase perfeitamente grande parte do local nos últimos 2.000 anos. Herodes o Grande ou Herodes I, nasceu na região da Iduméia, e morreu 70 anos depois em Jericó…

    A verdade ameaçada como resultado da pós-modernidade (Parte I)

    Vamos começar com uma conclusão: A agenda para o fim da pós-modernidade é a ideologia de gênero, o casamento igualitário, a linguagem inclusiva e a ideia do aborto irrestrito, conceitos construídos sobre a moralidade individualista e subjetiva do relativismo. Agora, vamos revisar como chegamos a essa afirmação. É um princípio básico e inegável que estabelece…

    No ano da pandemia, a leitura da Bíblia mudou

    Duas notas de Emily McFarlan Miller foram postadas no site do Religion News que devem estar relacionadas para entender o título desta nota. A primeira nota foi publicada em julho e era preocupante: na pandemia, as redes sociais conseguiram se tornar o meio de leitura preferido dos americanos -isso provavelmente foi semelhante na América Latina-…