"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."
Resultados para "" (189)

O perdão não é apenas judeu, é também cristão

O eixo do Dia do Perdão ou do Yom Kipur é a certeza de que o salário do pecado é a morte do ofensor. Os hebreus no passado -não hoje, embora se diga que alguns samaritanos fazem- fizeram um sacrifício de cordeiros, expiando seus próprios pecados. Os cristãos afirmam que os rituais ordenados a Moisés…

Tercer Ángel

quinta-feira 10/10/2019
Yom Kippur

O eixo do Dia do Perdão ou do Yom Kipur é a certeza de que o salário do pecado é a morte do ofensor.

Os hebreus no passado -não hoje, embora se diga que alguns samaritanos fazem- fizeram um sacrifício de cordeiros, expiando seus próprios pecados.

Os cristãos afirmam que os rituais ordenados a Moisés deveriam criar uma consciência do verdadeiro sacrifício expiatório que seria o do Messias.

Quanto à ira de Jeová com Israel, no sopé do monte Sinai, pela adoração de um totem (na forma de bezerro, provavelmente uma referência a Baal, deus da chuva, trovão e fertilidade, de origem cananéia e adorado pelos fenícios, Cartagineses e sírios). Também exigiam cerimônia ritual e sacrifício.

Então o Senhor disse a Moisés:” Diga ao povo de Israel o seguinte: “Você viu com seus próprios olhos que eu lhe falei do céu.
Lembre-se de que você não deve fazer nenhum ídolo de prata ou ouro que concorra comigo
. ”

ÊXODO 20: 22-23

Jeová estabeleceu um convênio, no qual ele fez uma promessa importante a Israel:

Olha, eu envio um anjo na sua frente para protegê-lo na viagem e levá-lo em segurança para o lugar que eu preparei para você. 21 Preste muita atenção e obedeça às instruções dele. Não se rebele contra ele, porque ele é meu representante e ele não perdoará sua rebelião.
Mas se você obedecer e seguir todas as minhas instruções, eu serei o inimigo dos seus inimigos e me oporá a todos os que se opõem a você.
Porque o meu anjo irá adiante de ti e te levará à terra dos amorreus, hititas, ferezeos, cananeus, heveus e jebuseus, para que nela habites. Eu os destruirei completamente
. ”

ÊXODO 23: 20-23
mone sinai
Monte Sinai, um lugar glorioso, mas também terrível na história de Israel.

Monte Sinai

Mas essa geração, que morreria no deserto, não tinha um entendimento adequado de seu Deus, a quem ele não reconheceu como libertador dos egípcios, mas esse papel que eles aplicaram a Moisés, que estava recebendo instruções de Deus no cume do Monte Sinai.

“Quando o povo viu que Moisés demorou a descer da montanha, o povo se reuniu ao redor de Arão e disseram-lhe: Levanta-te, faz de nós um deus que nos precede; quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que aconteceu com ele.

ÊXODO 32: 1

No caso de Moisés, sua indignação era enorme. Ele não podia tolerar o que havia acontecido:

Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos),
pôs-se em pé à entrada do arraial, e disse: Quem está ao lado do Senhor, venha a mim. Ao que se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
Então ele lhes disse: Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
E os filhos de Levi fizeram conforme a palavra de Moisés; e caíram do povo naquele dia cerca de três mil homens
.”

ÊXODO 32: 25-28

Ainda estava faltando a ira de Deus, que aparece no capítulo 33 de Êxodo. E isso tem descrições muito precisa no livro de Levítico, desde o capítulo 4.

O Senhor disse a Moisés:
«Não deixe de celebrar o Dia do Perdão no décimo dia do mesmo mês, nove dias após o Festival da Trombeta. Você o celebrará como o dia oficial da Santa Assembléia, um dia para negar a si mesmo [g] e apresentar ofertas especiais ao Senhor.
Não faça nenhum trabalho ao longo do dia, porque é o Dia do Perdão, quando as ofertas de purificação são apresentadas para você, para torná-lo justo diante do Senhor, seu Deus.
Aqueles que não se negarem naquele dia serão excluídos do povo de Deus;
e destruirei aqueles dentre vocês que trabalham nesse dia.
Você não deve fazer nenhum trabalho! Esta é uma lei perpétua para você, que será cumprida de geração em geração onde quer que você viva.
Será um dia de descanso absoluto, e nesse dia você deve se negar. Este dia de descanso começará no cair do sol no nono dia do mês e se estenderá até o cair do sol no décimo dia
».”

LEVITICO 23: 26-32

No livro de Levítico, capítulos 16 e 23, a Bíblia relata a instituição do Rito de Perdão ou Expiação, e instruções sobre como deve ser realizado. Mas aqui está uma pergunta: o Yom Kipur é exclusivamente judeu ou também existe um significado cristão?

lugar santisimo
Uma vez por ano, em Yom Kipur, o Sumo Sacerdote podia passar do Lugar Santo para o Lugar Santíssimo, para oficiar no Dia da Expiação dos pecados.

O Lugar Santíssimo

“Yom Kipur” é um dos “Yamim Noraim” (em hebraico, “Dias extremamente santos“). Eles entendem Rosh Hashaná (Ano Novo Judaico), 10 dias de arrependimento e seu ponto culminante, com o Yom Kipur. No calendário hebraico, o Yom Kipur começa no crepúsculo do dia 9no. dia do mês de Tishrei e continua até o anoitecer do dia seguinte.

Nesse dia, serão oferecidas ofertas de purificação para você, e você será purificado de todos os seus pecados na presença do Senhor.
Será um dia de descanso absoluto no qual eles se negarão. Esta é uma lei perpétua para você.
Nas gerações futuras, a cerimônia de purificação será realizada pelo sacerdote que foi ungido e ordenado para servir como sumo sacerdote, em vez de seu ancestral, Aaron. Ele vestirá as roupas sagradas de linho
e ele purificará o Lugar Santíssimo, o tabernáculo, o altar, os sacerdotes e toda a comunidade.
Esta é uma lei perpétua para você, a fim de purificar o povo de Israel de seus pecados, tornando-os justos diante do Senhor uma vez por ano.
Moisés seguiu todas essas instruções exatamente como o Senhor havia ordenado
.”

LEVÍTICO 16: 30-34

Enquanto eu me recusava a confessar meu pecado,
meu corpo foi consumido
e gemeu o dia todo.
Dia e noite sua mão de disciplina pesava sobre mim;
Minha força evaporou como água no calor do verão. Eu finalmente confessei todos os meus pecados
e não tentei mais esconder minha culpa.
Eu disse a mim mesmo: “Confessarei minhas rebeliões ao Senhor”.
E você me perdoou! Toda minha culpa desapareceu
. ”

SALMOS 32: 3-5
arca del pacto
Arca da Aliança, um elemento-chave no Lugar Santíssimo, demonstração de que
a Lei de Deus, isto é, os 10 mandamentos, é imutável.

E tudo isso é um presente de Deus, que nos trouxe de volta através de Cristo. E Deus nos deu a tarefa de reconciliar as pessoas com ele.
Pois Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo, sem levar em conta o pecado do povo. E ele nos deu essa maravilhosa mensagem de reconciliaçã
o “.

2ND. DE CORINTHIANS 5: 18-19

O Senhor falou a Moisés após a morte dos dois filhos de Arão, que morreram depois de entrar e queimaram um fogo errado na presença do Senhor.
O Senhor disse a Moisés: «Avise seu irmão Arão para não entrar no Lugar Santíssimo atrás da cortina interior a qualquer momento; Se ele faz, ele vai morrer. Pois há a tampa da arca – o lugar da expiação – e eu estou presente na nuvem acima da cobertura da expiação
. ”

LEVÍTICO 16: 1-2

Bem,
Existe um Deus e um Mediador que podem reconciliar a humanidade com Deus, e é o homem Cristo Jesus.
Ele deu a vida para comprar a liberdade de todos.
Esta é a mensagem que Deus deu ao mundo na hora certa.
E fui escolhido como pregador e apóstolo para ensinar aos gentios essa mensagem sobre fé e verdade. Não estou exagerando, estou apenas dizendo a verdad
e. ”

1RO. DE TIMÓTEO 2: 5-6

Os judeus consideram que o Dia do Perdão (“Yom Kipur” em hebraico) é o dia mais sagrado: neste dia, todo israelita que buscava seu Deus era individualmente perdoado por seus pecados, evitando um julgamento que poderia ser adverso.

chivos
Duas cabras escolhidas, ‘urim’ e ‘tumim’,
um seria sacrificado e o outro enviado ao deserto.

A Bíblia afirma que era o único dia em que o Sumo Sacerdote podia entrar no Lugar Santíssimo do Tabernáculo do Templo, onde estava a Arca da Aliança, cujo interior continha as mesas com os Dez Mandamentos. A tampa da Arca era chamadao lugar da expiaçãoe a presença de Deus estava na nuvem acima da tampa.

Há um significado para os cristãos no dia do perdão: simboliza a reconciliação de Deus com toda a humanidade, através da graça de Deus, de perdoar pecados através do sacrifício de Jesus.

No dia em que Cristo morreu na cruz do Calvário, o véu do templo que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo foi rasgado, o que significava que já havia acesso livre e irrestrito pela fé no sacrifício de Jesus.

Então Jesus gritou novamente e libertou seu espírito. Naquele momento, a cortina do santuário do templo foi rasgada em dois, de cima para baixo. A terra tremeu, as pedras se partiram em dois,
E os túmulos se abriram. Os corpos de muitos homens e mulheres justos que haviam morrido foram ressuscitados.
Eles deixaram o cemitério após a ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa de Jerusalém e apareceram para muitas pessoas
“.

MATEUS 27: 50-53

E o Espírito Santo também testifica que é verdade, pois diz:
«Esta é a nova aliança que farei
com o meu povo naquele dia, diz o Senhor:
Vou colocar minhas leis em seu coração
e eu os escreverei em sua mente ».
Então ele diz:
«Eu nunca vou lembrar de novo
dos seus pecados e transgressões »
Então, amados irmãos, podemos entrar com coragem no Lugar Santíssimo no céu por causa do sangue de Jesus.
Com a sua morte, Jesus abriu um novo caminho – um caminho que dá vida – através da cortina do Lugar Santíssimo. Visto que temos um grande Sumo Sacerdote que governa a casa de Deus,
Vamos entrar diretamente na presença de Deus com um coração sincero e plena confiança nele. Pois nossa consciência culpada foi aspergida com o sangue de Cristo, a fim de purificar-nos, e nosso corpo foi lavado com água pura
. ”

HEBREUS 10: 15-22

O que significa perdoar?

Na Bíblia, a palavra grega traduzida como “perdoar” significa literalmente “deixar entrar”: uma pessoa para de exigir que seja paga uma dívida.

Jesus usou essa comparação ao ensinar seus discípulos a orar:

e perdoa-nos os nossos pecados,
assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós.
E não nos deixe ceder à tentação: “Perdoe-nos nossos pecados, porque nós também perdoamos a todos que nos devem
“.

LUCAS 11:4
perdon
Há uma diferença fundamental entre pedir desculpas e perdoar.

Antes de salvar o Yom Kipur, é necessário pedir perdão a quem foi ofendido, insultado, ferido, envergonhado, etc.

Ofensas cometidas contra outras pessoas não são perdoadas em Yom Kipur, a menos que ocorra o pedido anterior de perdão e isso é especialmente com os pais, a quem é devido respeito e honra ilimitados (5º mandamento).

Também é muito importante perdoar. Perdoe familiares, amigos, entes queridos e colegas. É necessário ter disposição para perdoar e esquecer.

É a palavra-chave na questão do perdão: esqueça.

Afinal, em Yom Kipur, é pedido a Deus que esqueça as ações erradas de seus filhos.

Há uma diferença fundamental entre pedir desculpas e perdoar.

O ato de perdoar pode ser feito unilateralmente.

Obviamente, é mais satisfatório e legítimo receber um pedido de desculpas do ofensor. É preciso muita humildade e coragem ao mesmo tempo.

No entanto, é possível perdoar se você recebeu um pedido de desculpas.

O ressentimento é um veneno que afeta a vítima, não o ofensor.

É necessário libertar-se do ressentimento, ódio e sentimentos de amargura.

Não ser pego em ressentimento, o que afeta nosso sistema emocional e nos causa danos.

Sendo obcecado em “fazer alguém pagar” pelas ofensas, ele dá aos que ferem o enorme poder de continuar fazendo isso por dentro, dando-lhe o controle da mente e do coração.

Na Mishnah, Masejet Meguila 28a, os alunos do muito velho Ribbi Nehunya ben haQana perguntaram ao professor como ele fazia para merecer uma vida tão longa. Ribbi Nehunya respondeu que nunca tinha dormido antes de perdoar alguém que o machucara naquele dia. “Eu nunca trouxe as ofensas do meu vizinho para a minha cama. E Mor Zutra explicou suas palavras: todas as noites, na hora de dormir, Ribbi Nehunya declarou em seu coração: “Perdoo todos aqueles que me ofenderam”.

sumo sacerdote
O Sumo Sacerdote em Yom Kipur estava “cara a cara” com Deus.

O ritual

O Sumo Sacerdote em Yom Kipur estava “cara a cara” com Deus, embora em Êxodo 33:20, foi advertido que ninguém poderia vê-lo e permanecer vivo. Apesar de suas fraquezas, Arão, irmão de Moisés, era o mediador e intercessor de Israel.

Arão deveria usar uma roupa diferente do normal para o serviço sacerdotal.

Ele usava linho branco e nenhum ornamento, para simbolizar um humilde servo de Deus.

O Sumo Sacerdote, servo de Deus, vestido com humildade e branco, era uma representação de Cristo, Sua natureza pura e sem pecado e Sua justiça.

Para os cristãos, hoje Jesus é o Sumo Sacerdote e Mediador no céu.

Também sabemos que o Filho não veio para ajudar os anjos, mas veio para ajudar os descendentes de Abraão.
Portanto, era necessário que, de todas as formas, ele se tornasse como nós, seus irmãos, para ser nosso Sumo Sacerdote fiel e misericordioso, diante de Deus. Então eu poderia oferecer um sacrifício que levaria os pecados do povo.
Por ter sofrido e testado, ele pode nos ajudar quando passamos por testes
“.

HEBREUS 2: 16-18
shofar
Venha agora. Nós vamos resolver este assunto “, diz o Senhor.” Mesmo que seus
pecados sejam como escarlate, eu os farei brancos como a neve. Mesmo que sejam
vermelhas como carmesim, eu as farei brancas como lã.

A cerimonia

Entre o trabalho de Aaron, o Dia do Perdão, duas cabras deveriam ser apresentadas na entrada do tabernáculo e, após um sorteio sagrado (entre ‘urim’ e ‘tumim’), foi determinado qual cabra seria reservada como oferta a Deus e quais seria o “bode expiatório” que levaria os pecados do povo para o deserto (Levítico 16: 6-8).

A cabra que foi sacrificada representou a morte por substituição. O sacrifício de animais simbolizava a vida inocente sacrificada, dada em troca da vida culpada do pecador, como um sacrifício vicário.

Quando Arão terminar de purificar o Lugar Santíssimo, o tabernáculo e o altar, ele apresentará a cabra viva. Ele colocará as duas mãos em cima da cabeça do bode e confessará sobre ele toda a perversidade, rebelião e pecados do povo de Israel. Dessa maneira, ele transferirá os pecados do povo para a cabeça do bode. Então, um homem, especialmente selecionado para a tarefa, levará a cabra para o deserto. Quando o bode deixar o deserto, ele levará todos os pecados do povo para uma terra desolada.”

LEVÍTICO 16: 20-22

De acordo com os comentários rabínicos do Talmud (Tractate Shabbat, Folio 86a), um cordão vermelho foi colocado na porta do templo e, quando o bode expiatório foi levado ao deserto, para não voltar, o cordão vermelho tornou-se milagrosamente branco.

Foi escrito pelo profeta Isaías:

Venha agora. Nós vamos resolver este assunto “, diz o Senhor.” Mesmo que seus pecados sejam como escarlate, eu os farei brancos como a neve. Mesmo que sejam vermelhas como carmesim, eu as farei brancas como lã.”

ISAÍAS 1:18

Conforme descrito no Talmud, em Yoma 39b, os rabinos mencionaram isso durante os 40 anos anteriores à destruição do 2º. No templo dos romanos, o cordão vermelho nunca mais mudou de cor e as portas do templo se abriram sozinhas.

Os cristãos afirmam que Deus estava lembrando aos judeus que Jesus era o verdadeiro sacrifício e que sacrifícios subsequentes não eram aceitáveis.

Os cristãos afirmam que Jesus, o Messias, retornará para fazer a expiação final e eterna dos pecados por todos os que depositam nossa fé nele. É por isso que Jesus declarou na cruz Está consumado!” (João 19:30).

É disso que se trata a redenção. As citações bíblicas podem continuar porque existem muitas.

sacrificio
O sacrifício do Messias completa o perdão para quem o pede com sinceridade e fé.

O importante é que o perdão que Jesus oferece seja completo e permanente, sem limites.

O sistema antigo sob a lei de Moisés era apenas uma sombra – uma fraca antecipação das coisas boas que estavam por vir – … sob esse sistema, os sacrifícios eram repetidos várias vezes, ano após ano, mas eles nunca podiam limpar completamente aqueles que vinham adorar … Bem, não é possível que o sangue de touros e bodes tire pecados … Pois a vontade de Deus era pelo sacrifício do corpo de Jesus Cristo para nos tornar santos, uma vez e para sempre … Bem, por meio daquela única oferta, Ele aperfeiçoou aqueles que estão fazendo santos para sempre. ”

HEBREUS 10: 1-14

O templo tinha uma estrutura ascendente, de modo que o Lugar Santíssimo era o mais alto. Assim, o sacerdote não apenas entrou no santuário, mas subiu em sua direção.

As pessoas esperavam do lado de fora o sacerdote retornar a elas e proclamar que seus pecados haviam sido perdoados.

Quando o padre deixou o templo, ele teve que trocar de roupa (a túnica de linho branca anterior estava coberta com o sangue do sacrifício), por umas de luxo.

Depois de tudo isso, as pessoas celebraram, houve banquetes e festas.

Notícias relacionadas

"E você conhecerá a verdade, e a verdade o libertará."

Os mais recentes

    Ontem mataram 13 cristãos, hoje outros 13 e amanhã também … mas a fé deles não morre

    É devastador: os martírios de cristãos somam 4.761 na LMP (Lista de Perseguição Mundial) divulgada no início de 2021, que acompanha o período entre 01/11/2019 e 31/10/2020, em mais de 60 países. As estatísticas indicam 60% mais assassinatos do que os 2.983 registrados no relatório anterior e ultrapassando as 4.305 mortes observadas no relatório ainda…

    Seu corpo é um templo (e o Estado, às vezes, é um problema)

    A seguinte reflexão ocorreu no século I, mas ainda é notavelmente atual no século 21, como se não tivessem se passado tantos anos: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?"1ª Coríntios…

    Herodium, o palácio do primeiro homem que quis matar Jesus

    Os arqueólogos acreditam que Herodes decidiu enterrar seu palácio perto do fim de sua vida, e essa decisão rendeu enormes dividendos à comunidade arqueológica, ajudando a preservar quase perfeitamente grande parte do local nos últimos 2.000 anos. Herodes o Grande ou Herodes I, nasceu na região da Iduméia, e morreu 70 anos depois em Jericó…

    A verdade ameaçada como resultado da pós-modernidade (Parte I)

    Vamos começar com uma conclusão: A agenda para o fim da pós-modernidade é a ideologia de gênero, o casamento igualitário, a linguagem inclusiva e a ideia do aborto irrestrito, conceitos construídos sobre a moralidade individualista e subjetiva do relativismo. Agora, vamos revisar como chegamos a essa afirmação. É um princípio básico e inegável que estabelece…

    No ano da pandemia, a leitura da Bíblia mudou

    Duas notas de Emily McFarlan Miller foram postadas no site do Religion News que devem estar relacionadas para entender o título desta nota. A primeira nota foi publicada em julho e era preocupante: na pandemia, as redes sociais conseguiram se tornar o meio de leitura preferido dos americanos -isso provavelmente foi semelhante na América Latina-…